segunda-feira, 18 de junho de 2012

PROJETO HUMANIZAÇÃO DO PARTO NO ISEA

 

O parto humanizado pode ser feita também no âmbito hospitalar, depende no entanto do interesse dos profissionais que atuam na área!
               

Parto Domiciliar no Programa Mulheres da Gazeta

 
Esta semana houve grande mobilização pelo parto humanizado, pelo parto domiciliar e contra a cesárea eletiva sem necessidade. Ser informada e poder escolher é fundamental para que o nascimento do bebê esteja envolvido no maior respeito pela vida e pelo ser humano. Respeito pela mulher e pelo bebê.


             


Diana

sexta-feira, 8 de junho de 2012



Postura e posições para amamentar

Muitas mães me perguntam sobre a melhor posição para amamentar, e a resposta é simples: a melhor posição deve priorizar o conforto da mãe e do bebê, a recomendação é “barriga com barriga”, pois assim, além do bebê ficar bem aconchegado também fica bem posicionado. Mas algumas recomendações são fundamentais para o êxito da amamentação.
1.    Amamentar não dói e não machuca.
2.   Não existe leite fraco. Existe leite anterior – rico em água e lactose (que hidrata, sacia a sede, mas não engorda) e leite posterior – rico em gordura (que alimenta, saciando a fome e fazendo o bebê engordar).
3.    1/3 do leite é produzido no intervalo das mamadas (leite anterior) e os outros 2/3 durante a mamada (leite posterior).
4.    O leite é produzido de acordo com as necessidades do bebê, nos primeiros dias Colostro (rico em imunoglobulinas, a primeira vacina do bebê), depois passa por uma transição e se transforma em leite maduro por volta do 10º dia de vida.
5.    Se o bebê nascer prematuro o leite materno se adéqua as suas necessidades de proteínas e calorias.
6.    O bebê passa por picos de crescimento e fases de desenvolvimento, e nestes períodos ele mama com mais frequência para aumentar o aporte de produção de leite pois precisará de mais a calorias, da mesma forma que observamos com frequência entre os adolescentes na época do estirão.

Então vamos agora nos focar as posições!

Entendamos por posição a forma como o bebê é colocado para mamar e postura a forma como a mãe se posiciona para amamentar.

O normal é passar muitas horas amamentando durante um dia e, por isso, é preciso buscar formas cômodas para não chegar ao final do dia com dores nas costas e nos ombros. A nutriz pode se utilizar de almofadas, cadeiras de balanço ou sofás com braços, como também poderá amamentar deitada para encontrar a forma mais cômoda para amamentar. Ter sempre por perto água ou suco, pois ao iniciar a amamentação poderá muita sede, o que é normal e deve ser saciada.