quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Verdadeiras razões para a diminuição do leite - fique atenta!

Muitas mães pensam que seu leite é fraco ou pouco, porém não há fundamento nestes conceitos pois o leite materno é feito para o bebê, adequado na sua composição para o perfeito desenvolvimento do recém-nascido e da criança. Mesmo quando a mãe está com anemia ou levemente desnutrida, continua produzindo leite da melhor qualidade para o seu bebê.

Porém existem sim algumas situações que podem diminuir a produção do leite, então é preciso ficar atenta a estas características e seguir as dicas abaixo retiradas do blog Consultoria em Amamentação: Meu leite secou!



"Trocando em miúdos: Quando a mãe tem dificuldade para lidar com eventos estressores corriqueiros, ou vive um grande evento estressor, a concentração sanguínea de dopamina e adrenalina se elevam de tal maneira que bloqueia a liberação de prolactina, o que pode diminuir a produção de leite materno para o bebê. Contudo, a medida que a mãe se acalma, os batimentos cardíacos retomam o ritmo, a pressão sanguinea se normaliza, a prolactina vai sendo liberada com cada mamada do bebê. Se sentir que a produção de leite diminuiu, relaxe, respire  fundo, tente afastar-se do que estar lhe causando estresse, pense que seu bebê precisa de seu leite, descanse, se alimente bem, controle a ansiedade, tome muita água e reserve pelo menos 48 horas para praticar o contato pele a pele com seu bebê. Peça ajuda dos familiares para que você consiga se disponibilizar por completo para amamentá-lo. Faça sling, durma com o bebê SIM, dê o maior amor que você tem... O resultado logo aparecerá : O leite voltará com força e muito rapidamente. Acredite!  

Outras condições que podem diminuir a produção de leite (mas não de uma hora para outra):
- Pega e posicionamento incorretos;
- Hipotireoidismo na mãe;
- Introdução de fórmulas infantis e mamadeiras – Confusão de bico e preferência de fluxo;
- Medicações agonistas dopaminérgicas;
- Bebê que dorme muito durante as mamadas;
- Pular mamadas
- Intervalo muito grande entre as mamadas
- Utilização de conchas durante a noite;
- Uso de sutiã muito apertado;
- Não esgotamento das mamas;
- Fadiga materna;
- entre outras....
Então mamães, fiquem atentas a estas condições e não deixem que nada atrapalhe a prática de amamentação. Lembre-se de que você é a única fonte de suprimento nutricional e emocional de que seu bebê precisa nos primeiros meses de vida."

Fonte: Medcenter


Diana

Nenhum comentário:

Postar um comentário