A mamoplastia redutora é uma cirurgia que possibilita a diminuição do volume mamário e/ou a diminuição do excesso de pele quando as mamas estão flácidas, bem como a simetrização das mesmas quando ambas tem tamanhos diferentes.
Poderá ser realizada já na adolescência, a partir da idade em que o desenvolvimento mamário estiver completo , o que ocorre normalmente após 4 anos da primeira menstruação.
Geralmente esta cirurgia não prejudica a função de lactação, sendo possível amamentar futuramente , desde que hajam níveis hormonais adequados para isso.
Excepcionalmente, nas reduções de mamas muito volumosas , poderá haver algum grau de comprometimento dessa função, devido à maior redução da quantidade de tecido glandular.
Existe a possibilidade de algum grau de alteração de sensibilidade na aréola e mamilo no pós operatório, geralmente transitória.
As cicatrizes são posicionadas abaixo e ao redor da aréola. A extensão das mesmas dependerá do formato que a mama tem, da quantidade de volume a ser reduzido e da quantidade de pele excedente. Podem ter formato de um "T" invertido, de um "L" ou de uma linha vertical. Cicatriz apenas ao redor da aréola tem indicação excepcional para alguns tipos de mama. O objetivo é de que sempre seja a menor possível para cada caso, o que dependerá da flacidez cutânea e volume mamário . A qualidade final das cicatrizes será influenciada pela genética individual , fatores locais e cuidados pós-operatórios.
fonte: Mamoplastia redutora. Dr. Roberto Sterza - cirurgião plástico.
Leia no link abaixo uma historia de sucesso.
Andréa que conseguiu amamentar satisfatoriamente mesmo tendo feito uma cirurgia redutora das mamas na adolescência.
http://relatosdoamamentar.multiply.com/journal/item/8